17 out A história de superação da Lúcia Maria
[:pb]
Uma mulher equilibrada que manteve a calma diante da agressividade da doença e venceu a batalha!
Lúcia Maria Weber Castro, 69 anos, auxiliar de enfermagem aposentada, natural de Santo Cristo-RS, mora em Santa Maria desde 1970. Em 2014, foi diagnosticada com câncer de mama.
Como foi descobrir que estava com câncer?
Descobri ao fazer a mamografia. Foi um choque quando a atendente perguntou se não havia tratado, porque na mamografia anterior já tinha dado positivo para câncer de mama, mas o médico não havia dito nada! Procurei agir com confiança, determinação e pensamento positivo. Aceitei muito bem, com clareza procurei o tratamento, fiz consultas e exames sempre com minha fé e autoestima.
Qual era a sua expectativa quando você descobriu que estava com câncer?
De fazer o tratamento e ficar boa. Fazer tudo direitinho para ficar curada e, não ter medo, porque a morte é apenas uma passagem, o corpo físico é apenas físico, a vida continua após a morte!
Como foi a sua experiência com o tratamento?
Foi uma experiência boa. Dia 21 de outubro fiz a cirurgia e após, 30 sessões de radioterapias.
O que você acredita ter sido decisivo para você vencer?
Encarei positivamente e com naturalidade. Participei de palestras sobre o assunto, fiquei mais engajada na Casa Maria.
(A Casa Maria é uma entidade beneficente de amparo assistencial a pessoas em tratamento oncológico, assistencial e cultural, de direito privado, sem fins lucrativos, alheia a atividades de caráter político e religioso).
Quem foi importante no seu tratamento?
Todas as pessoas, principalmente o médico que me operou, Dr. João Artur e também o Dr. Luís Antunes. Todo o pessoal da radioterapia, minha família, vizinhos. Também a Dr. Iria que ajudou a cuidar do marido doente!
O que você diria para ajudar alguém que descobriu agora que está com câncer?
Encare a realidade e procure ajuda de profissionais. Não desista, persista!
Na família do meu pai, minha tia tinha câncer de mama e fez mastectomia total e viveu 20 anos. O pai teve câncer, mas não teve cura, estava muito avançado!
Lúcia Maria
[:]
Sem comentários