Março Marinho e o Câncer Colorretal – mais uma oportunidade de divulgar e prevenir!

Março Marinho e o Câncer Colorretal – mais uma oportunidade de divulgar e prevenir!

[:pb]Aproveitando a evidência e a divulgação dos meses já dedicados ao combate do câncer, como por exemplo, o Outubro Rosa (mama), Novembro Azul (próstata), o Hospital do Câncer de Barretos (Hospital de Amor) lançou a campanha “Março Marinho” visando à abordagem do Câncer Colorretal. O mês faz alusão ao Dia Nacional do Combate ao Câncer de Intestino, celebrado no dia 27. O mês de março então será dedicado anualmente a divulgar, compartilhar e multiplicar informações sobre o câncer que acomete os intestino grosso (cólon) e o reto (porção final do intestino).

A estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o ano de 2018 é que, somente no Brasil, exista em torno de 36.360 novos casos diagnosticados (17.380 homens e 18.980 mulheres), dado preocupante, visto que, esse é o segundo câncer mais frequente em mulheres e terceiro entre os homens, de acordo com estimativas do INCA, as duas regiões do Brasil onde são encontradas as maiores incidências do câncer colorretal são no Sudeste e no Sul do país. Esse risco aumenta de acordo com o envelhecimento, ele ocorre em qualquer idade, a maior parte dos pacientes fica na faixa etária entre 50 a 60 anos.

Existem alguns fatores de risco externos – e evitáveis – que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como:

– Consumo de carne vermelha e processada;

– Sedentarismo;

– Ingestão abusiva de álcool;

– Tabagismo;

– Sobrepeso e obesidade.

Segundo o INCA também são fatores de risco: doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC).

Em caso de dúvidas, a melhor forma de compreender isso é conversando com seu médico, com a equipe de enfermagem, ou com o farmacêutico da equipe que lhe atende. Aqui na Oncocentro contamos com uma equipe especializada, multiprofissional e empenhada em assistir de forma integral a todos pacientes e seus familiares, a fim de garantir todo o suporte necessário para que as dúvidas sobre o tratamento não se tornem um obstáculo para o paciente.

 

Fontes:
– Instituto Nacional do Câncer (INCA)
– Hospital do Câncer de Barretos – Hospital de Amor

 

Lucas Baco – CRF/RS 17351
Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro

 [:]

Sem comentários

Postar um comentário