Paciente oncológico pode viajar?

Paciente oncológico pode viajar?

O paciente oncológico pode viajar? Esta é uma dúvida frequente entre os pacientes. 

Sim, durante o tratamento ele pode viajar, desde que seja um destino tranquilo, que não seja estressante. Mas é necessário tomar algumas medidas de segurança. Confira algumas dicas:

1. Escolha o seu destino dando prioridade a locais com boa infraestrutura, onde possa ter assistência médica, caso necessário.

2. Evite viajar sozinho. Convide alguém para ir com você.

3. Respeite os seus limites. Se não se sentir bem, descanse e continue as atividades em outro momento.

4. Viajar durante o tratamento exige que você tome algumas precauções para garantir o seu conforto e segurança. Programando a viagem marque uma consulta com seu médico antes da viagem. Talvez seja necessário fazer alguns exames de rotina ou providenciar vacinas e medicações preventivas.

5. Peça ao seu médico indicações de clínicas e hospitais em cada cidade que você for visitar. 

6. Tenha cópias de seus exames mais recentes, além de uma carta de seu médico descrevendo seu diagnóstico e tratamento. Mantenha essas informações sempre com você.

7. Separe seus remédios e certifique-se de levar um pouco a mais do necessário para o período da viagem, caso haja algum contratempo.

8. Leve seus medicamentos sempre na bagagem de mão e nas embalagens originais, para evitar problemas com a alfândega.

9. Faça uma lista de todos os medicamentos, incluindo dosagens e horários de administração. Se a sua viagem for internacional, adquira um seguro saúde de viagem.

10. Durante a viagem se estiver viajando de avião, tente se levantar e caminhar pelo avião a cada 1h, para melhorar a sua circulação.

11. Mantenha-se hidratado, principalmente, em aviões ou lugares secos ou áridos.

12. Evite bebidas alcoólicas durante os voos. Se você se sentir indisposto, procure assistência médica imediatamente.

13. Diminua as chances de infeções. Dê preferência a bebidas engarrafadas e alimentos bem cozidos.

14. Se for viajar para um local onde os costumes e a culinária são diferentes do que você está acostumado, mantenha com você bebidas e petiscos, como barras de cereais, chocolates e biscoitos.

15. Voltando de viagem, marque uma consulta com seu médico. Se você tiver algum sintoma estranho, mesmo algum tempo após a viagem, entre em contato de imediato com seu médico.

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. 

Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

 

 Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário