O que é TOQUE RETAL?

O que é TOQUE RETAL?

O toque retal detecta qualquer alteração na próstata (endurecimento, nodulações) que possa estar relacionada à presença do câncer.

 

Em seu livro, Vencer o Câncer de Próstata,  o oncologista Fernando Cotait, explica de maneira clara e objetiva como é realizado o exame de toque:

“Apesar de ser um pouco desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento. O procedimento é muito rápido: dura alguns segundo e é realizado em condições de total conforto ao paciente. O médico introduz o dedo indicador com luva lubrificada no ânus do paciente, alcançando o reto. Como a próstata fica logo à frente do reto, é possível tocar a sua parte posterior, detectando alterações suspeitas, como nódulos, endurecimento ou irregularidade”.

Mas, infelizmente, ainda há preconceito com esse exame. De acordo com o especialista, cerca de dois terços dos homens brasileiros não se submetem ao teste. “O procedimento deve ser encardo da mesma forma que um exame de boca, nariz ou ouvido. O toque não interfere na masculinidade de ninguém, pelo contrario, é sinal de que o homem está preocupado consigo e com seus familiares”, explica o médico. 

 

No próximo post vamos falar sobre os sintomas da próstata.

 

Fonte: VENCER O CÂNCER DE PRÓSTATA: EVITAR TRATAR CURAR -Fernando Cotta Maluf

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. 

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário