Médico Patologista

Médico Patologista

O médico patologista é um dos profissionais integrantes da equipe médica, e responsável pelo diagnóstico do câncer e diversas outras doenças. Ele sempre deve conhecer o caso clínico do paciente, seus sinais e sintomas e resultados de exames complementares antes de dar seu diagnóstico que, muitas vezes, precisa ser amplamente discutido com os clínicos e cirurgiões.

Um dos exames mais conhecidos realizado por ele é o de prevenção de câncer de colo uterino, também conhecido como “Papanicolau”. O exame analisa as células do colo uterino e vagina para detecção de lesões pré-malignas. Outra função conhecida do patologista é o de diagnóstico de câncer em nódulos de mama, biópsias de próstata, de pele, estômago, entre muitos outros.

O patologista, no entanto, não tem função apenas no diagnóstico do câncer, mas sim de toda doença que acometa um órgão ou tecido, seja de natureza inflamatória, infecciosa ou neoplásica. 👨⚕️🩺


Fonte: Guia Saúde Atual

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. 

Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

 Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário