17 dez Como fica a vida após o câncer?
Abaixo descrevemos algumas orientações que podem lhe ajudar nessa nova etapa:
♦ Saiba que após o diagnóstico de um câncer você jamais se sentirá o mesmo. Cuidados com a sua saúde física e mental deverão ser seguidos de forma diferenciada.
♦ Converse com o seu médico oncologista a respeito da doença e da frequência de seus exames. Como será a nova rotina de exames? Quantas vezes passará em consulta?
♦ Alguns pacientes relatam que se sentem preocupados e com medo de realizarem os exames de rotina. Se esse for o seu caso, lembre-se que esses exames são fundamentais para o acompanhamento da doença.
♦ O medo do retorno do câncer, ter receio, temor, preocupação que o câncer volte é comum entre os pacientes que já passaram por todo o tratamento assim como sentimentos de ansiedade, depressão e outras preocupações podem impedir que você leve uma vida normal. No entanto, é importante que você saiba lidar da melhor maneira possível com esse medo. O receio, temor, ansiedade em excesso poderá lhe prejudicar. Fique atenta a este fato e se necessário, busque ajuda especializada.
♦ Mantenha uma alimentação equilibrada: Procure se alimentar de forma correta todos os dias. Invista em frutas, legumes, vegetais e grãos. Sempre que possível, diminua o consumo da carne vermelha.
♦ Adote um estilo de vida ativo: pratique atividades físicas moderadas como caminhada, natação, ioga e hidroginástica. Converse com o seu médico antes de iniciar qualquer exercício.
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro
Sem comentários