16 mar Anticorpos Monoclonais na Oncologia
Olá pessoal, hoje vou falar brevemente sobre Anticorpos Monoclonais utilizados na Oncologia.
Esse é um assunto que renderia um post para cada anticorpo, tamanha sua importância, porém, falarei de ambos de forma geral.
Resumindo:
➡️ ??????? ???? é aquela que, como o nome diz, tem um alvo molecular, como por exemplo: HER-2, EGFR e VEGF. Ela terá sua ação relacionada diretamente com ele (o alvo e o que ele representa), sua resposta terapêutica virá dessa interação anticorpo X proteína. Ela não envolve o sistema imune!
➡️ ????????????, ela também tem um alvo molecular, porém a resposta terapêutica se dá pela ação do sistema imune, é ele quem de fato combaterá a doença, capacitado pela ação do anticorpo, que “desligará” os mecanismos de ação da célula tumoral, permitindo ser destruída.
Essas são informações básicas, que podem levar a compreensão do emprego desses antineoplásicos. Lembrando que a indicação dessas terapias é uma decisão médica, elas infelizmente não estão indicadas para todos os casos, pois há muita heterogeneidade entre os tipos de câncer e seus mecanismos celulares.
Fontes:
- Terapia-alvo: um míssil teleguiado contra o câncer – A. C. Camargo Câncer Center
- Imunoterapia, a ciência que faz diferença – A. C. Camargo Câncer Center
- Bulas (Avastin e Herceptin).
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.
Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Lucas Baco – Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduando em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sem comentários