𝗧𝗮𝘅𝗮𝗻𝗼𝘀

𝗧𝗮𝘅𝗮𝗻𝗼𝘀

Hoje vamos falar sobre os 𝗧𝗮𝘅𝗮𝗻𝗼𝘀!

Essa é uma classe de antineoplásicos muito usada na oncologia clássica e, portanto, merece especial atenção sobre seu mecanismo de ação, bem como, sua história. Dei maior evidencia aos de maior emprego clínico hoje: 𝗽𝗮𝗰𝗹𝗶𝘁𝗮𝘅𝗲𝗹 e 𝗱𝗼𝗰𝗲𝘁𝗮𝘅𝗲𝗹.

Fiz um breve resumo sobre isso, como foi descoberto, como é sua ação (em linhas gerais) e quais as indicações mais frequentes. Estas informações estão nos cards ali do post! 😉

 

Por óbvio que essa é só uma pontinha do iceberg e há muitos outros aspectos importantes sobre eles.

Devido ao aumento da demanda de trabalho, atividades da pós e do mestrado, em virtude da pandemia, ando um pouco ausente e as postagens menos frequentes, acredito que logo tudo normalize e consiga voltar a postar com frequência adequada! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fontes:

– Lima, Volney Soares.

Taxanos: da descoberta ao uso clínico / Volney Soares Lima e Deborah Marta dos Santos Oliveira. – 1ed. – RJ : Elsevier, 2014.

– Current Medicinal Chemistry, 2017, 24, 3559-3582

Pharmacogenetic and Pharmacokinetic Dose Individualization of the Taxane Chemotherapeutic Drugs Paclitaxel and Docetaxel.

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Lucas Baco – Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro 
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduando em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya

Sem comentários

Postar um comentário