
02 out Pela prevenção e combate ao câncer em mulheres
Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama e o que mais aparece nas mulheres da região Sul do Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como:
- fatores endócrinos
- história reprodutiva
- fatores comportamentais
- ambientais
- fatores genéticos
- hereditários.
⇒ Relativamente raro antes dos 35 anos. Mulheres a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Abaixo, preparamos um passo a passo de como prevenir e identificar a doença.
O QUE É?
Trata-se do desenvolvimento anormal de algumas células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
COMO IDENTIFICÁ-LO?
O sintoma mais comum é a presença de caroço no seio, com ou sem dor. Outros sintomas: pele da mama com aspecto de casca de laranja e pequenos caroços embaixo do braço. Porém, nem todo caroço será câncer, daí a importância de se consultar um especialista. O câncer de mama tem cura quando descoberto ainda no início, por isso os exames preventivos são de extrema importância.
DETECÇÃO PRECOCE. COMO FAZER?
Toda a mulher com mais de 40 anos deve fazer o exame clínico* das mamas anualmente. Além disso, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer ao menos uma mamografia** a cada dois anos ou segundo recomendação médica.
* Exame Cínico das Mamas: Realizado por médico ou profissional treinado. Caso seja necessário, é indicada a Mamografia.
** Mamografia: Exame simples, realizado por um aparelho chamado mamógrafo. Permite a detecção do tumor mesmo quando ainda bem pequeno.
QUAIS OS FATORES DE RISCO?
A existência de um parente direto – mãe, irmã ou filha – que já tenha tido esta doença antes dos 50 anos e a anterior ocorrência de câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade.
⇒ Menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos);
⇒ Menopausa tardia (após os 50 anos);
⇒ primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter tido filhos) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais 5 anos.
Outros fatores incluem: a radiação ionizante em idade inferior aos 40 anos, ingestão bebida alcoólica, obesidade, principalmente no pós-menopausa, e sedentarismo.
APENAS O AUTOEXAME É SUFICIENTE PARA PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?
Não. O autoexame auxilia no conhecimento do próprio corpo, mas é essencial que a mulher faça, pelo menos uma vez por ano, o exame clínico com um profissional de saúde, mesmo que o autoexame não mostre alterações.
CUIDADOS EXTRAS PARA A PREVENÇÃO
Ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras; praticar atividade física regular; não fumar; evitar a obesidade e a ingestão regular de bebidas alcoólicas são algumas atitudes simples que previnem não apenas o câncer, mas muitas outras doenças. Leve uma vida saudável e seja muito mais feliz.
AUTOEXAME
⇒ Deve ser feito, preferencialmente, na semana posterior á menstruação.
⇒ Em pé, diante do espelho, observe o bico, a superfície e o contorno das mamas.
⇒ Posteriormente, levante os braços e note se com o movimento há alguma alteração do contorno e superfície das mamas.
⇒ A mão direita deverá palpar a mama esquerda e vice-versa. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos.
⇒ Comprima os mamilos com a base á ponta na busca de alguma secreção .
⇒ Palpe as axilas na busca por nódulos.
⇒ Podem ser doloridos ou não.
Caso encontre caroço ou qualquer outra alteração, procure seu médico.
FONTE: Equipe de ENFERMAGEM ONCOCENTRO
- Gabriela Sanchez- COREN 401307- Enfermeira
- Jaqueline Flores | COREN 426379 – Enfermeira
Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.
Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.
Sem comentários