27 out Fadiga
Manejo dos eventos adversos em pacientes com câncer de mama
Fadiga é uma sensação de extremo #cansaço ou #desânimo, como se a pessoa se sentisse pesada ou fraca para fazer qualquer coisa, mesmo tendo tido longo período de descanso.
■ Segundo Senkus et al. (2015), a fadiga pode iniciar logo no começo da quimioterapia e permanecer por algum período após o término.
Alguns outros fatores do tratamento quimioterápico como #inapetência, #anemia ou #depressão podem piorar a fadiga. Ela afeta a qualidade de #vida do paciente, pois interfere na rotina e no exercício de atividades como tomar banho ou andar. A #quimioterapia, a #radioterapia e o tratamento #hormonal estão relacionados a fadiga.
⠀
Fadiga se não tratada pode levar a #depressão e a #astenia, dois temas que já foram abordados aqui no feed!
⠀⠀
??????????:
⠀⠀⠀
Tanto a identificação quanto o manejo dessa condição exige atenção de toda a equipe para adotar as condutas necessárias, conforme disse no card é um trabalho para a equipe multiprofissional, onde cada um contribuirá com as demandas do paciente dentro das suas atribuições, podendo envolver: médico(a), enfermeiro(a), educador físico, farmacêutico(a) e todos os demais profissionais que se fizerem necessários.
Leia também: Anticorpos Monoclonais na Oncologia
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte:⠀⠀⠀⠀
– Manejo de eventos adversos em pacientes com câncer de mama / Iracema Morais da Silva Coelho. – 1. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2018. Páginas 27-28.
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.
Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Lucas Baco – Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduado em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya
Sem comentários