?? Tratamento CĂąncer de Mama

?? Tratamento CĂąncer de Mama

 ?? Tratamento Cùncer de Mama

Anemia Ă© a diminuição na contagem de #hemoglobina ou #glĂłbulos vermelhos no #sangue, que leva Ă  diminuição da oferta de #oxigĂȘnio aos tecidos. No cĂąncer de mama, costuma ser ocasionada pela quimioterapia, mas tambĂ©m pode ser por alguma perda sanguĂ­nea em decorrĂȘncia de tumor ou cirurgia, aporte nutricional deficiente ou infiltração medular. Pode ser sintomĂĄtica ou assintomĂĄtica, dependendo do grau.

A anemia pode ser percebida pelo #paciente, que pode queixar-se de cansaço, ou ao exame fĂ­sico pelo profissional de saĂșde, que percebe lĂĄbios e mucosas descoradas, e serĂĄ confirmada por exame laboratorial, chamado #hemograma.

 

 

??????????:

Tanto a identificação quanto o manejo dessa condição exige atenção de toda a equipe para adotar as condutas necessĂĄrias, conforme disse no card Ă© um trabalho para a equipe multiprofissional, onde cada um contribuirĂĄ com as demandas do paciente dentro das suas atribuiçÔes, podendo envolver: mĂ©dico(a), enfermeiro(a), nutricionista, farmacĂȘutico(a) e todos os demais profissionais que se fizerem necessĂĄrios.

Fonte:

Manejo de eventos adversos em pacientes com cñncer de mama / Iracema Morais da Silva Coelho. – 1. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2018. Páginas 10 e 11.

 

 

Esperamos que estas orientaçÔes tenham ajudado vocĂȘ a entender melhor esse assunto tĂŁo importante na vida do paciente oncolĂłgico. Mas, nĂŁo fique com dĂșvidas, a melhor maneira de entender Ă© conversando com seu mĂ©dico.

Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos då todo o suporte necessårio.

Lucas Baco – FarmacĂȘutico ResponsĂĄvel TĂ©cnico – Oncocentro 
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduado em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya

Sem comentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio