23 mar Nova aprovação da ANVISA
Imunoterapia aprovada para o tratamento do carcinoma basocelular avançado
No dia 22 de março de 2021, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do anticorpo monoclonal anti-PD-1 cemiplimabe para o tratamento de pacientes portadores de carcinoma basocelular localmente avançado irressecável ou metastático previamente expostos a terapia com inibidor de hedgehog ou não candidatos a essa classe de medicação.
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele.
O tratamento com cemiplimabe nesse cenário foi avaliado no estudo EMPOWER-BCC 1, que incluiu pacientes com carcinoma basocelular avançado após progressão, ausência de resposta após 9 meses de tratamento ou intolerância à terapia com inibidor de hedgehog.
- Os pacientes não poderiam ser candidatos a cirurgia ou radioterapia com intuito curativo.
- Cerca de 80% dos pacientes incluídos haviam sido previamente submetidos a pelo menos um procedimento cirúrgico, e mais da metade da população já havia recebido radioterapia.
- A taxa de resposta ao inibidor de PD-1 foi de 21% e 29% nos pacientes com doença metastática e localmente avançada, respectivamente.
- A duração mediana do benefício não foi atingida em ambos os braços, entretanto 100% e 79,2% deles apresentaram respostas com duração mínima de 6 meses, respectivamente.
- Os eventos adversos mais comuns apresentados foram fadiga, dor musculoesquelética, diarreia, rash cutâneo e prurido.
Veja o estudo na íntegra: PD-1 em pacientes com carcinoma basocelular avançado que experimentaram progressão da doença na terapia com inibidor da via de ouriço ou eram intolerantes à terapia anterior com inibidor da via de ouriço
Leia também: Paciente com câncer pode tomar a vacina contra a covid-19?
Fonte: Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida –VIA MOC-
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro
Sem comentários