Entenda a diferença

Entenda a diferença

Para o tratamento do câncer, diversos fatores devem ser considerados. O tipo de tumor, o quão avançado se encontra a doença, o estado de saúde do paciente. Uma boa comunicação com o médico responsável pela terapia tende a gerar melhores resultados, pois o paciente assume uma postura ativa, participativa e se sente mais confiante durante o tratamento. É apenas o médico, com uma equipe multidisciplinar, que pode fazer a indicação do melhor tratamento para cada caso.

Identificado o câncer, a equipe médica responsável com o paciente decidirão sobre as alternativas de tratamento.
Entre elas estão a radioterapia e a quimioterapia. 
A radioterapia é a técnica que utiliza radiações ionizantes invisíveis, como o raio-x, para destruir o tumor ou evitar o seu crescimento.
Ela é realizada de acordo com a localização do câncer e pode ser:
Externa ou teleterapia:
  • a irradiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionando-a ao ponto que deve receber o tratamento. É indolor e as sessões geralmente são diárias.
Braquiterapia:
  • nesse processo os médicos utilizam aplicadores que são colocados no local a ser tratado. A radiação é emitida do aparelho para o aplicador. O procedimento é realizado de uma a duas vezes por semana, pode exigir anestesia e deve ser feito em ambulatório.
A quimioterapia consiste no uso de medicamentos para auxiliar no combate ao câncer. As soluções medicamentosas têm por objetivo destruir as células doentes que formam o tumor e impedir que se espalhem.
A quimioterapia pode ser administrada:
  • ✅ via oral,
  • ✅ intravenosa, pela veia,
  • ✅ intramuscular, por meio do músculo,
  • ✅ subcutânea, sob a pele,
  • ✅ tópica, sobre a pele,
  • ✅ intratecal, pela espinha dorsal.
A aplicação pode ser ambulatorial, ou seja, o paciente vai ao ambulatório, recebe a medicação e retorna para casa, ou com internação.
A radioterapia e a quimioterapia podem ser aplicadas isoladamente ou em conjunto no tratamento, cabendo à equipe médica a decisão. 

A importância do apoio da família e amigos durante o tratamento do câncer

O paciente oncológico enfrenta grandes abalos e desafios emocionais, que envolvem desde a suspeita da doença até a sua confirmação e o período de tratamento.
Desejo de isolar-se, negação, medo, insegurança, aflição e muitas outras sensações acometem o doente. 
Nessa hora, o apoio de familiares e amigos é necessário para que ele enfrente os desafios do câncer com mais confiança e segurança.
Pequenas atitudes, como ouvir mais, respeitar a sua privacidade e agir com naturalidade, são fundamentais em todos os momentos. 
Compreensão, solidariedade e empatia são essenciais para oferecer aquilo que o paciente realmente precisa: amor e respeito.
Vale lembrar que prevenir é a melhor forma de cuidar da sua saúde, por isso, consulte seu médico regulamente.
Há décadas, a Oncocentro está sempre do seu lado para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

? R. José Bonifácio, 2355 – Santa Maria /RS
? (55) 3221-9000

 

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Sem comentários

Postar um comentário