28 jun Melhorar a qualidade de vida
Cuidado paliativo não é só para doentes terminais, dizem médicos
É importante desmistificar o conceito de que ao falar em cuidado paliativo estamos falando em paciente terminal. Esse tabu vem sendo quebrado pelos médicos que afirmam que o cuidado paliativo não é só para pacientes terminais, mas sim aplicado a qualquer pessoa que tenha o diagnóstico de alguma doença grave, evolutiva e com alto potencial de sofrimento.
O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida, controlar os sintomas (principalmente a dor) com medidas de conforto e dignidade.
A prática é multidisciplinar
Além do médico, o paciente conta com assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, medicina integrativa, terapia, entre outros.
Cuidado paliativo não é sobre morrer, é sobre como quero viver com melhor qualidade de vida.
De acordo com a OMS, “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.
Esse tipo de cuidado não tem como foco tratar o paciente ou prolongar a sua vida, mas, sim, garantir conforto em uma fase tão grave de sua afecção.
- Geralmente envolve medicações para a dor, respiração e qualquer outro sintoma que possa aparecer com a piora da doença.
- Os cuidados paliativos são importantes tanto para a qualidade de vida do paciente, como para sua família.
Você tem alguma dúvida sobre esse assunto?
Deixe nos comentários!
Leia também: O inverno chegou
Fonte: Instituto Nacional de Câncer
Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Há décadas, a Oncocentro está sempre do seu lado para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
José Bonifácio, 2355, sala 1101 da Policlínica do HCAA
Santa Maria /RS
[email protected]
(55) 3221-9000
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Sem comentários