24 set Dose de reforço da vacina
Sim, tem direito!
Pacientes oncológicos, que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, têm direito a fazer a terceira dose da vacina da Covid-19.
O reforço se deve ao aumento do número de casos da variante Delta.
No entanto, de acordo com o Ministério da Saúde, para receber a dose, a doença deve estar controlada ou em remissão, como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão, preferencialmente.
Além disso, deve-se esperar 28 dias caso tenha recebido a segunda dose há pouco tempo.
Inicialmente, quando as vacinas foram aprovadas no Brasil, ainda não havia respostas sobre a segurança de imunizar os pacientes oncológicos. Isso porque, por questões de segurança, os pacientes oncológicos são excluídos nas fases iniciais dos estudos.
Porém, passado algum tempo da aprovação, médicos e pesquisadores concluíram que as vacinas são seguras para esses pacientes.
A mudança ocorreu principalmente porque as pessoas com câncer têm uma maior chance de ter a forma grave da doença.
Se vacine!
Fonte: Dráuzio Varella, “Isto É” e Revista Abrale
Leia também: Atenção aos sinais
Há décadas, a Oncocentro está sempre do seu lado para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
José Bonifácio, 2355, sala 1101 da Policlínica do HCAA
Santa Maria /RS
[email protected]
(55) 3221-9000
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Sem comentários