07 jan Saiba mais sobre o câncer cervical
Como já comentado na nossa página, este mês é o mês de prevenção contra o câncer cervical, também chamado de câncer do colo de útero, causado por infecção persistente do HPV.
O rastreamento de lesões pré-cancerosas em mulheres, seguido de tratamento, é uma intervenção custo-efetiva para preveni-lo.
A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) pode reduzir significativamente o risco deste tipo de câncer. A OPAS recomenda vacinar meninas de 9 a 14 anos, quando é mais eficaz. As vacinas contra o HPV estão disponíveis em 35 países e territórios das Américas, mas as taxas de cobertura com as duas doses ainda não chegam a 80% das meninas.
Assim como a maioria dos cânceres, o cervical não conta com apenas uma forma de tratamento.
Os possíveis tratamentos são:
- radioterapia
- quimioterapia
- cirurgia
Porém, cada caso deve ser avaliado por um especialista, que irá analisar o tamanho do tumor e outras questões pessoais, como a idade da paciente e o desejo de ter filhos ou não.
E, dessa forma, encaminhará para o melhor tratamento.
Junto com a vacinação contra o HPV, o rastreamento e o tratamento de lesões de forma precoce podem prevenir novos casos e mortes.
Se detectado precocemente, o câncer do colo do útero pode ser tratado e curado. Sem tratamento, este tipo de câncer é quase sempre fatal.
Fontes: OMS e OPAS
Sem comentários