17 jan Tratamento quimioterápico
Diversos pacientes chegam até a Oncocentro com dúvidas sobre a diferença dos tratamentos quimioterápicos. Decidimos então falar um pouco sobre alguns deles, confira abaixo!
Quimioterapia Tradicional
Baseia-se no uso de medicamentos que irão destruir as células que formam o tumor, impedindo que a doença se espalhe. Na quimioterapia, a medicação alcança todo o corpo, via corrente sanguínea, e não somente uma área específica do corpo, como ocorre nos tratamentos de radioterapia e na cirurgia.
No caso da hormonioterapia, essa modalidade consiste em utilizar manipulações hormonais para os pacientes que desenvolveram tumores sensíveis a hormônios. Também é uma alternativa de terapia adjuvante, ou seja, adotada com o intuito de evitar a reincidência do tumor que já foi extirpado.
Ela utiliza medicações específicas, no entanto, não são elas que combatem os tumores, porém, elas estimulam o próprio organismo a fazer isso. Esses medicamentos atuam no sistema imunológico do paciente para que ele seja fortalecido e tenha sua resposta aumentada.
Cada paciente que desenvolve o câncer apresenta particularidades distintas em seu caso. Isso significa que a doença não é igual para todas as pessoas, então, o tratamento é sempre personalizado a fim de adotar a técnica mais eficaz.
Ficou com dúvida? Deixe nos comentários abaixo!
#oncocentro #oncocentrosantamaria #prevençaodocancer #prevencao #tratamentodocancer #tratamentoeprevencao #saibamais #tratamento #quimioterapia #Imunoterapia #Hormonoterapia
Fonte: INCA
Sem comentários