15 mar Câncer metastático
CÂNCER METASTÁTICO TEM CURA?
Antes de começar qualquer tratamento contra o câncer é necessário ter algumas informações que são indispensáveis. Primeiramente, tem que conhecer com detalhes a doença, avaliar o grau da doença no momento do diagnóstico e verificar a saúde da pessoa que vai ser tratada e quais os tratamentos podem ser aceitos por ela.
CONHECER DETALHES DA DOENÇA:
Essa primeira informação se refere ao diagnóstico da doença. Descobrir de onde o câncer de originou e quais as particularidades moleculares. Esse detalhamento vai orientar na escolha dos medicamentos na definição do tratamento.
AVALIAR O GRAU DA DOENÇA:
Essa segunda informação vai definir o propósito do tratamento. Em casos de tumores sólidos, na maioria das vezes, o tratamento vai ter por finalidade curar a doença quando ela se encontra localizada na parte do corpo onde apareceu, ou se evoluiu apenas para os linfonodos de defesa daquela região.
Em casos que a doença saiu do seu local de origem e desenvolveu metástase a distância, na maioria dos casos, o tratamento não terá como objetivo fazer a doença desaparecer de todo. Nesta situação o objetivo é diminuir e controlar a doença. É o que chamamos de tratamento para câncer metastático.
Em alguns casos que a doença é considerada pequena é capaz de obter a cura, mas as com metástase os tratamentos têm mais o propósito de controlar sem fazer a doença desaparecer por completo.
Esta diferença tem ligação com o crescimento e comportamento celular do câncer. Tem relação com os erros que ocorrem no DNA das células cancerígenas e grupos de células diferentes dentro de um mesmo tumor.
Estes erros no código genético podem gerar instruções erradas para a célula, e fazer com que uma célula normal comece a se comportar de maneira anômala, desenvolvendo-se em locais do corpo onde ela não deveria estar. Típico mecanismo que ocorre à todas as células cancerígenas.
Acesse o conteúdo completo no link ao lado: https://drfelipeades.com/2018/07/24/o-que-e-a-metastase/
Gostou dessa informação? Se você acha que algum amigo pode se beneficiar, compartilhe esse post!
Leia também: O que fazer para diminuir os riscos de ter câncer?
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Sem comentários