06 nov Ele chegou. Bem-vindo, Novembro Azul!
O QUE É O NOVEMBRO AZUL?
O movimento do Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Lembre-se: A vida é cheia de surpresas e para que elas sejam agradáveis, a solução é prevenir.
Câncer de Próstata: Fuja dos preconceitos, nada mais másculo do que ser saudável.
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o triênio de 2023 a 2025, a expectativa é de 71.730 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Entenda a Próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pela qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco
- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- etnia: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- obesidade.
Exames
O exame de toque retal e de PSA, são principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!
Tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar cirurgia, radioterapia, hormonioterapia ou quimioterapia. Para doença metastática (quando o tumor primário já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal e quimioterapia. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
A recomendação é que todos os homens com 45 anos de idade ou mais, façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA.
Leia também: O que você precisa saber sobre a próstata
Começamos o Novembro Azul e estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas quando ao câncer de próstata. Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Sem comentários