Efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso

Efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso

Efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso

Alterações neurológicas fazem parte dos efeitos colaterais durante o tratamento com alguns quimioterápicos. Formigamento de extremidades, sensação de queimação, adormecimento das mãos e dos pés e zumbido nos ouvidos são as manifestações mais frequentes da agressão às células nervosas, regredindo após o término do tratamento. Na maioria das vezes, tais efeitos são leves e bem tolerados, exigindo apenas alguns cuidados a mais para a realização das atividades cotidianas. Podem, entretanto, se apresentar com maior intensidade e requerer modificações no tratamento. A equipe médica deve ser informada sobre esses sintomas.

Obstipação ou constipação

A obstipação pode ocorrer em consequência do tratamento ou das alterações nos hábitos alimentares e pessoais que o paciente experimenta nesse período. Em geral, a redução da ingestão de alimentos, especialmente dos ricos em fibras, e a inatividade física são os principais responsáveis pela obstipação. Algumas medidas simples podem resolver o problema:

  • Aumento da quantidade de alimentos ricos em fibra na dieta.
  • Ingestão de um maior volume de líquidos.
  • Atividade física regular.

O uso de laxativos está reservado aos pacientes que não responderem a essas medidas simples, ou aos que já vinham fazendo uso desses medicamentos.

Leia também: Farmácia Oncológica


Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Há décadas, a Oncocentro está sempre do seu lado para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

  • José Bonifácio, 2355, sala 1101 da Policlínica do HCAA
  • Santa Maria /RS
  • [email protected]
  •  (55) 3221-9000

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Sem comentários

Postar um comentário