Nova aprovação da ANVISA

Nova aprovação da ANVISA

Combinação de pertuzumabe e trastuzumabe em apresentação subcutânea recebe aprovação pela ANVISA

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no dia 13 de dezembro de 2021 o medicamento PHESGO® (formulação subcutânea de trastuzumabe, pertuzumabe) para uso combinado a quimioterapia no tratamento do câncer de mama HER-2 positivo em diferentes indicações.

  • No cenário neoadjuvante para a doença localmente avançada, inflamatória ou em estádio inicial com alto risco de recorrência,
  • No cenário adjuvante em pacientes com doença inicial e alto risco de recorrência, e no cenário localmente avançado irressecável ou metastático.

Essa aprovação foi baseada nos dados do estudo de fase III FeDeriCa, que randomizou 500 pacientes com câncer de mama HER-2 positivo apresentando envolvimento linfonodal ou tumor > 2 cm entre tratamento neoadjuvante com PHESGO® ou trastuzumabe e pertuzumabe administrados por via intravenosa em combinação ao regime quimioterápico à escolha do investigador (AC dose densa por 4 ciclos seguido de paclitaxel semanal por 12 semanas ou AC a cada 3 semanas por 4 ciclos seguido de docetaxel a cada 3 semanas por 4 ciclos).

Como resultados, o estudo demonstrou que as concentrações mínimas de pertuzumabe e trastuzumabe foram não-inferiores nas pacientes tratadas com PHESGO® em comparação àquelas que receberam a administração da terapia endovenosa convencional.

No tocante à eficácia, a taxa de resposta completa foi 59,7% no braço que recebeu PHESGO® e 59,5% no braço controle.

Enquanto nas análises de segurança, a taxa de eventos adversos foi semelhante entre os braços, exceto pela maior taxa de reações locais nos pacientes tratadas com o medicamento administrado via subcutânea.


Veja o estudo na íntegra: Fase III FeDeriCa


 

Fonte: Dr. Daniel Vargas P. de Almeida- VIA MOC-

 

 

Há décadas, a Oncocentro está sempre do seu lado para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Sem comentários

Postar um comentário