Mastectomia

Mastectomia

O primeiro procedimento médico capaz de curar o câncer foi a mastectomia ou cirurgia para a retirada completa da mama. No começo, a cirurgia retirava não apenas a mama, mas também o músculo peitoral, assim como todos os gânglios de defesa da axila.

🌷 Com o tempo, as pesquisas evoluíram e descobriu-se mais sobre essa doença. Novos tratamentos foram desenvolvidos, como a radioterapia, medicamentos que bloqueiam a ação dos hormônios na mama e quimioterapia citotóxica. Através desses métodos que foi desenvolvida a cirurgia parcial de mama.

🌷 Se não for possível realizar a cirurgia parcial, deve se optar pela masectomia total. E, sempre que possível, deve ser realizada a técnica de reconstrução de mama. O médico optará pelo tipo de reconstrução avaliando várias características de cada mulher, como o tipo e tamanho da mama, assim como características do tumor, como seu tamanho e localização.

🌷 Tanto a cirurgia total quanto a parcial são eficazes em termos de controle e cura do câncer de mama, desde que seja feita a radioterapia da mama caso a cirurgia seja parcial. O que determina o tipo de cirurgia é o tamanho do câncer e da mama. No entanto, caso seja possível tecnicamente e haja aparelhos de radioterapia prontos para o tratamento pós-operatório, a cirurgia parcial é em geral a melhor alternativa.

Lembrando sempre que seu médico deverá fazer a avaliação da sua necessidade e optará pela melhor opção junto com você. Consulte um especialista e realize os exames ao surgir qualquer dúvida.

Fonte: Dr. Felipe Ades.

Sem comentários

Postar um comentário