31 mar Câncer de intestino
Todos os anos, aqui no Brasil, cerca de 40 mil casos de câncer colorretal são diagnosticados. A doença, que também é conhecida por câncer de intestino, é o terceiro tipo mais comum entre todos os cânceres. Ela ocorre na região do intestino grosso, no reto e no ânus.
A maioria dos casos está associada a pequenos tumores benignos e assintomáticos em forma de verruga, chamados de pólipos. Inclusive, é estimado que cerca de 30% da população adulta tenha um ou mais pólipos alojados na região do cólon.
No entanto, apenas uma pequena fração destas verrugas evoluem para um quadro maligno, portanto, identificá-las precocemente é o melhor meio de prevenção deste tipo de câncer.
O QUE É O CÂNCER DE INTETINO?
De acordo como o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, também chamado de cólon e reto. Ele quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.
O QUE CAUSA ESSA DOENÇA?
Na maioria dos casos não tem uma causa conhecida, no entanto, a doença ocorre mais em pessoas que:
- tem excesso de peso;
- consomem carnes vermelha, como a bovina, porco e cordeiro, acima do recomendado e carnes processadas, como bacon, presuntos, mortadelas, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça;
- não consome fibras em sua alimentação;
- fumantes e que consomem bebidas alcóolicas em excesso.
ATENÇÃO AOS PRINCIPAIS SINAIS DE ALERTA
- fezes com sangue;
- alterações no hábito intestinal;
- dor ou desconfort0o abdominal;
- alteração na forma das fezes;
- fraqueza e anemia;
- perda de peso repentina.
COMO PREVENIR O CÂNCER DE INTESTINO?
- tenha uma vida ativa e pratique atividade física;
- evite o consumo de alimentos processados;
- não consuma carne vermelha em excesso (máximo 500 gramas por semana);
- consumo mais alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e grãos;
- evite o fumo;
- evite o consumo exagerado de bebidas com álcool.
Outra alternativa são os exames de rastreamento, como o de sangue oculto de fezes bienal, que podem ser feitos em pessoas entre 50 e 75 anos de idade, mesmo que não apresentem sintomas.
COMO OS EXAMES DE RATREAMENTO AJUDAM A PREVENIR O CÂNCER DE INTESTINO?
Esse exame de sangue oculto nas fezes pode identificar pequenos fragmentos de sangue nas fezes, invisível ao olho nu, causados por pólipos e tumores de intestino.
Fonte: INCA
Leia também: Quando devo procurar um Oncologista?
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Sem comentários