13 jun Como falar de câncer com amigos e família?
Como falar de câncer com amigos e família?
Compartilhar com os amigos ou familiares o diagnóstico de câncer é uma decisão muito pessoal, mas existem alguns pontos que podem ajudar você a refletir sobre qual é o melhor momento de fazer isso.
Existem pacientes que preferem falar sobre o diagnóstico apenas para o núcleo mais próximo, como cônjuge e filhos, e outros que abrem sua história nas redes sociais.
A escolha depende do momento que a (o) paciente está vivendo e do quanto se sente pronta para tratar do assunto.
Ao falar sobre o diagnóstico nas redes sociais, por exemplo, é preciso estar preparado para receber as mais diversas manifestações, que podem ser positivas ou negativas.
É importante os filhos também saberem sobre o momento que você está passando. Esconder da criança essa situação pode fazer, por exemplo, com que ela crie fantasias e acabe se sentindo culpada ou mesmo responsável pelo que está acontecendo.
Para tornar o momento menos difícil, busque explicar que estará doente e que você pode estar mais triste ou cansado em alguns dias.
Seja direto e procure contar de uma maneira que a criança entenda. Já em relação aos demais familiares, amigos e colegas de trabalho, o melhor momento para falar sobre o diagnóstico é quando você já tiver compreendido a situação e o que pode acontecer daí para a frente.
________________________________________
Leia também: Náuseas e Vômitos durante o tratamento
📌 R. José Bonifácio, 2355 – Policlínica do HCAA – 11º andar sala 1101 – Santa Maria /RS
🌐 www.oncocentrosm.com.br
📞 (55) 3221-9000
Sem comentários