10 abr O que muda na vida do paciente oncológico?
A minha vida precisa mudar?
Não, sua vida não precisa mudar e você poderá manter suas atividades de lazer e trabalho. Porém, é possível que você sinta necessidade de repousar nos primeiros dias após o tratamento.
Se você sentir que o tratamento está interferindo com o seu trabalho e lazer, converse com o seu médico. Existem outros tipos de tratamento associados à quimioterapia? Sim, a radioterapia e cirurgia.
E minhas atividades sexuais?
A quimioterapia não interfere necessariamente com as atividades sexuais. Essas atividades podem ser mantidas normalmente. Porém alguns assuntos devem ser abordados:
- Uso de preservativos:
A camisinha deve ser utilizada com rigor durante as relações sexuais, para proteger o casal caso ocorra eliminação de quimioterapia no sêmen ou secreção vaginal. Além disso, ela pode prevenir infecções caso estejam no período de baixa imunidade.
- Reprodução e sexualidade:
A quimioterapia pode causar efeitos indesejáveis como a suspensão temporária da menstruação, a menopausa precoce nas mulheres e andropausa nos homens, levando a disfunções sexuais, ondas de calor, ressecamento vaginal e perda da libido.
Caso você esteja em idade reprodutiva e deseje ter filhos, aconselhe-se com o seu médico para que ele o oriente sobre os métodos de fecundação.
- Gravidez
Durante o tratamento quimioterápico a gravidez deve ser evitada, uma vez que os remédios podem causar má formação fetal. Consulte o seu médico quanto ao melhor método contraceptivo a ser usado durante seu tratamento.
- Posso tomar outros remédios?
Caso tenha outros problemas de saúde informe ao seu médico. Mas, a princípio, não interrompa o uso de remédios.
Caso você precise de consulta médica fora do INCA, informe ao médico que já está em tratamento aqui no Instituto e sobre os remédios que estiver tomando. Avise também ao seu médico do INCA sobre a consulta externa.
- Posso tomar bebidas alcoólicas?
Você não está proibido de tomar bebidas alcoólicas, a não ser que esteja tomando antibióticos e tranquilizantes, porém é aconselhável parar ou diminuir o consumo durante o tratamento.
- Como os quimioterápicos são eliminados do corpo?
Após fazer o efeito desejado, a medicação é eliminada do corpo principalmente através da urina, mas também pode ser encontrada nos fezes, vômito, suor, lágrima e sêmen.
Fonte: INCA
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Leia também: Biópsia líquida
Dr. Carlos Roberto Felin
Médico Oncologista
Doutor em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil
Pós-Doutorado em Bioquímica Toxicológica, pela UFSM
CRM: 9751-RS
Especialidade /Área de Atuação:
ONCOLOGIA CLÍNICA – RQE Nº: 2307
Sem comentários