14 ago Panorama germinativo dos genes BRCA no Brasil
Um estudo brasileiro apresentado no Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) 2018, foi destaque entre as apresentações e promete causar grandes melhorias na prática Clínica. O estudo confirmou a significativa heterogeneidade molecular dos genes BRCA no Brasil. É o primeiro estudo a mostrar que perfis de mutações recorrentes podem ser únicos para diferentes regiões do País.
A pesquisa é de autoria da geneticista molecular Edenir Inez Palmero, do Hospital do Amor de Barretos, em parceria com a Dirce Maria Carraro, do AC Camargo Câncer Center e Bárbara Alemar, do Hospital de Clínica de Porto Alegre, e coordenado pela oncogenicista Patrícia Ashton- Prolla do HCPA-UFRGS.
“O BRCA1 e o BRCA2 são genes supressores de tumor e seus produtos proteicos desempenham um papel importante no reparo de quebras da cadeia dupla do DNA por meio da recombinação homóloga. Indivíduos portadores de variantes patogênicas germinativas em BRCA1 e BRCA2 estão fortemente predispostos ao desenvolvimento de mama, cânceres de ovário, bem como outros tumores sólidos”.
Deste modo, a identificação de uma mutação BRCA é extremamente importante para fornecer aconselhamento genético adequado e discutir intervenções de redução de risco, assim como, para determinar as opções de tratamento em pacientes com doença metastática.
O objetivo principal deste estudo é descrever o cenário das mutações germinativas do BRCA no Brasil e investigar se o uso de um painel de mutações recorrentes pode ser útil nessa população.
Acredito que este assunto possa lhe interessar. Para ler o artigo completo, acesse o link:
https://www.nature.com/articles/s41598-018-27315-2
Fonte:
- Onco News
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro
Sem comentários