05 mar Informações para o paciente oncológico
No mundo todo há milhões de pessoas que já tiveram câncer ou estão vivendo com câncer. Mas atualmente o câncer não é mais uma sentença de morte, muitos pacientes são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por um especialista. Porém, os cânceres que não são tratados podem causar doenças graves e morte.
MAS O QUE É CÂNCER?
Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Apesar de existirem diversos tipos de câncer, todos começam com esse crescimento anormal e fora de controle das células.
- O câncer também possui outro nome chamado neoplasia.
- Oncologia é a ciência que estuda o câncer.
- O profissional que trata pacientes com câncer é chamado de oncologista.
ENTENDENDO A DIVISÃO CELULAR E O DESENVOLVIMENTO DAS CÉLULAS COMO O CÂNCER COMEÇA?
O processo onde trilhões de células vivas compõem nosso corpo crescem, se dividem e morrem de forma ordenada é chamado de divisão celular. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado, sendo responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo humano. Durante os primeiros anos de vida, as células normais se dividem mais rapidamente para permitir nosso crescimento. Depois, na fase adulta, a maioria das células se divide apenas para substituir células desgastadas, células que morrem ou para reparar danos.
COMO O CÂNCER SE ESPALHA?
ENTENDENDO AS METÁSTASES
Na maioria dos casos, as células cancerígenas formam um tumor, que é o acúmulo de células infectadas e podem se espalhar para outras partes do corpo, causando diversos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo, e ao longo do tempo os tumores acabam substituindo o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.
ENTENDENDO OS TUMORES BENIGNOS
Nem todos os tumores são câncer, há aqueles não cancerosos denominados benignos. Eles podem causar problemas, crescendo em demasia e pressionando outros órgãos e tecidos saudáveis, mas não se espalham para outras partes do corpo, causando metástases.
O QUE CAUSA CÂNCER?
As causas de câncer são variadas e podem ser externas ou internas ao nosso organismo. Esses dois fatores causais estão relacionados e podem interagir de muitas maneiras, aumentando a probabilidade de células normais transformarem-se em malignas.
AS CAUSAS EXTERNAS
80% a 90% dos casos relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de nosso meio social e cultural. Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células de cada um de nós.
AS CAUSAS INTERNAS
Na maioria das vezes são hereditárias e ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético ter um importante papel na formação de tumores. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de que os membros da família tenham sido expostos a um fator de risco ambiental comum, assim como determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer.
OUTROS FATORES COMUNS CAUSADORES DE CÂNCER:
- Exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele.
- Alguns vírus podem causar leucemia.
- Envelhecimento que ocasiona mudanças nas células, aumentando a sua vulnerabilidade à transformação maligna.
- O cigarro pode causar câncer de pulmão.
- Estudos sobre alguns componentes dos alimentos que ingerimos
O CÂNCER HOJE
- Metade do total de homens e um terço do total de mulheres irão desenvolver câncer em algum momento de suas vidas.
- Podemos reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer com mudanças no estilo de vida: não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável são alguns exemplos de um novo comportamento.
- Alguns tipos de câncer são diagnosticados com exames de rastreamento, que favorecem o diagnóstico precoce da doença, encontrando melhores chances de cura do que quando é detectado em estágios mais avançados.
- Atualmente o câncer não é mais uma sentença de morte, muitos pacientes são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por um especialista. Porém, os cânceres que não são tratados podem causar doenças graves e morte.
A PREVENÇÃO
No Brasil, a estimativa para 2015 aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, demonstrando o tamanho do problema do câncer no país. O câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil) e pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).
MEDIDAS PREVENTIVAS IMPORTANTES PARA REDUZIR A OCORRÊNCIA DO CÂNCER:
- Controle do tabagismo, relacionadas principalmente para se evitar o câncer de pulmão;
- A promoção da alimentação saudável, para a prevenção dos cânceres de estômago e intestino, entre outros;
- A vacinação preventiva para evitar infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) e hepatite viral e assim se evitar respectivamente o câncer decolo do útero e de fígado.
- De um modo geral, a adoção de estilos de vida mais saudáveis, como uma alimentação adequada e atividades físicas regulares, permitem um melhor controle dos cânceres de mama, próstata e intestino.
COMO DIMINUIR O RISCO DE TER CÂNCER
- Não fume. Fumantes têm 10 vezes mais possibilidade de ter câncer de pulmão do que os que nunca fumaram. O consumo de tabaco é a causa de morte que mais pode ser prevenida hoje em dia.
- Abandone costumes alimentares pouco saudáveis que causam obesidade. Prefira escolher alimentos com pouca gordura., que tenha fibras, grãos e frutas.
- Faça atividades físicas regularmente e mantenha um peso adequado.
- Evite a exposição excessiva ao sol, use sempre filtro protetor solar (FPS 15-30) e roupas que diminuam esse tipo de exposição.
- Evite o consumo de álcool. Grandes quantidades de álcool podem provocar câncer de boca, esôfago e fígado. Consumir com moderação é um fator importante, principalmente se você também fuma.
- Evite a exposição ocupacional, seguindo as normas de seu trabalho para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.
O DIAGNÓSTICO
O CIRURGIÃO ONCOLÓGICO É O PROFISSIONAL QUALIFICADO COM CONHECIMENTO PARA DAR UM DIAGNÓSTICO CORRETO, UTILIZANDO OS SEGUINTES RECURSOS:
- sinais
- sintomas do paciente
- exame físico, que é essencial para determinar o estado do paciente
- exames laboratoriais gerais e específicos
- exames de imagem, que mostram a lesão em caso de existência da doença
- marcadores tumorais
- biópsia, que é a obtenção de uma amostra do tumor suspeito para exame microscópico.
FONTE: SBCO
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro
Sem comentários