01 out Leucemia
O que é leucemia?
A leucemia é um câncer das primeiras células formadoras do sangue. Na grande maioria das vezes, é um câncer dos glóbulos brancos, mas algumas leucemias podem começar em outros tipos celulares (como plaquetas e glóbulos vermelho).
Quando alguém tem leucemia, a medula óssea produz um grande número de glóbulos brancos anormais que não morrem quando deveriam se aglomeram na medula óssea, invadem a corrente sanguínea e impedem o desenvolvimento das células normais do sangue.
Tipos de Leucemia
Exitem vários tipos de leucemia, que são classificados dependendo da velocidade com que as células anormais se multiplicam e da linhagem que as origina.
- LEUCEMIAS AGUDAS: em que as células se multiplicam rapidamente.
- LEUCEMIAS CRÔNICAS: em que as células multiplicam lentamente.
A Célula afetada pode ser de:
- LINHAGEM MIELOIDE: a leucemia é chamada mieloide ou mielocítica.
- LINHAGEM LINFOIDE: a leucemia é chamada de linfoide oi linfocítica.
Assim, há quatro tipos de leucemia, sendo duas agudas:
- Leucemia mieloide aguda (LMA)
- Leucemia linfoide aguda (LLA)
e duas crônicas:
- Leucemia mieloide crônica (LMC)
- Leucemia Linfoide crônica (LLC)
As leucemias agidas são compostas de células conhecidas como mieloblastos (na LMA) ou linfoblastos (na LLA), ou apenas blastos. Blastos são células jovens que , para cumprir sua função, ainda precisam amadurecer, o que não acontece adequamento.
Nas leucemias agudas, o número de blastos geralmente é grande e sua evolução costuma ser rápida quando não recebem tratamento. Já nas leucemias crônicas, há poucos ou nenhum blasto e frequentemente progridem lentamente em comparação com as leucemias agudas, mesmo sem tratamento imediato.
IMPORTANTE LEMBRAR: Todos os tipos de leucemia têm algo em comum- começam em célula da medula óssea, mas os pacientes são afetados e tratados de formas diferentes, dependendo da célula comprometida.
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o câncer de pulmão
Fonte: Shimada, C. S. Fast Facts – Para pacientes e cuidadores Leucemia. Partners Publishers, 2019.
Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.
Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.
Sem comentários