Palestra Dra. Eva Castro Torriani: Manifestações bucais da Quimioterapia e da Radioterapia: uma visão interdisciplinar

Palestra Dra. Eva Castro Torriani: Manifestações bucais da Quimioterapia e da Radioterapia: uma visão interdisciplinar

[:pb]Manifestações bucais da Quimioterapia e da Radioterapia: uma visão interdisciplinar, este foi o tema da última palestra realizada pela Liga Acadêmica de Patologia e Genética Médica da UFSM, coordenada e orientada pela Dra. Izabella Felin, no auditório da Oncocentro.


O encontro foi ministrado pela cirurgiã dentista, Eva Castro Torriani, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial pela PUR-RS, e especialista em Saúde da Família pelo IBPEX. Mestranda em Ciências Odontológicas com área de concentração em Patologia Bucal pela UFSM. Habilitação em Laser pela LELO (USP) e, também, capacitação em atendimento a pacientes Oncológicos (Hospital Sírio Libanês). Atualmente, Eva trabalha no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e consultório particular, com foco no atendimento de pacientes oncológicos e com necessidades especiais.


Entre as abordagens realizadas, Eva ressaltou os possíveis efeitos colaterais e classificou a mucosite* e a xerostomia**, como principais complicações que podem afetar pacientes em tratamento oncológico.  “Independente do tipo de tratamento que o paciente receber ele deve ser acompanhado pelo cirurgião dentista em todas as fases do tratamento, desde o diagnóstico da doença, no transcorrer do tratamento de quimio, radio e após o tratamento finalizado”, comenta.

Segundo a dentista é importante que os alunos tenham ciência do atendimento interdisciplinar dos pacientes, da Medicina liga a Odontologia, a Fono, a Nutrição.  E, o fato do dentista ter mais acesso a região bucal, ele é o profissional com mais facilidade diagnosticar em estágio precoce de câncer de boca, garganta e pescoço.  “Quando o diagnóstico é realizado na fase inicial as chances de sucesso no tratamento são muito grandes” afirma Eva.

A psicóloga da Oncocentro, Jussara Dal Ongaro, assistiu a palestra e elogiou a abordagem das complicações que os pacientes sofrem devido à baixa da imunidade durante o tratamento.

 

Parabéns a todos os envolvidos por proporcionar interação e aprendizado aos acadêmicos de Medicina.

 

Esperamos que as informações transmitidas durante a palestra tenham ajudado os futuros médicos a entender melhor sobre o assunto. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu professor.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

 


Mucosite*

A mucosite é uma inflamação da parte interna da boca e da garganta que pode levar a úlceras dolorosas e feridas nessas regiões. Ocorre em até 40% das pessoas que recebem quimioterapia.

Xerostomia (Boca Seca)**

Boca seca ocorre quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente para manter a boca úmida. Como a saliva é necessária para a mastigação, deglutição, degustação, e o ato de falar, essas atividades podem se tornar mais difíceis.

 

Fonte: Instituto Oncoguia

 [:]

Sem comentários

Postar um comentário