Palestra Lucas Baco: Tratamentos quimioterápicos: tradicional, hormonoterapia e imunoterpia

Palestra Lucas Baco: Tratamentos quimioterápicos: tradicional, hormonoterapia e imunoterpia

[:pb]A noite fria e chuvosa da última sexta-feira, 20 de julho, não foi um empecilho para quem busca conhecimento e mais informação sobre o câncer. Pessoas de diversas localidades, da região central, lotaram o auditório da Oncocentro para assistir a palestra ministrada pelo farmacêutico, Lucas Baco. O tema do encontro foi “Tratamentos Quimioterápicos: tradicional, hormonoterapia e imunoterapia”.


Lucas é formado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e pós-graduando em Oncologia pela Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN) e, há três anos, trabalha com responsável técnico em farmácia da Oncocentro. Com segurança e total domínio do conteúdo, falou sobre o câncer de maneira geral e em seguida abordou as diferenças entre os tratamentos quimioterápicos.

 

 


Na plateia, teve gente que veio com bloco e caneta na mão para anotar tudo que fosse novidade. Teve quem só queria escutar e prestigiar o amigo, e também quem buscava entender melhor o tratamento pelo qual está passando. Como no caso da dona Eguiomar dos Santos Dalmolin, 69 anos, que há 8 anos luta contra um câncer de mama. Ela veio de Faxinal do Soturno e saiu encantada pelo que viu no encontro: “Eu achei muito boa, excelente! Eu adoro o pessoal da Oncocentro, aqui é minha segunda casa”, comenta a paciente.

 

Dona Eguiomar não veio sozinha, trouxe junto à filha e o genro que está fazendo doutorado em enfermagem; “ele se interessou gostou do que viu e já disse que vai vir nas próximas”, comenta animada.

Quem também veio de longe foi a estudante de radiologia, Alice de Souza Paula, 22 anos, de Júlio de Castilhos. Com intuito de obter mais conhecimento da área garante que valeu a pena ter ligado e feito à inscrição. “Foi uma palestra muito boa, com bastante conhecimento! Eu não tinha noção das etapas do tratamento” comenta a estudante.

A colega Anabel Lair Moreira Leal, 50 anos, disse que teve familiar que precisou fazer o tratamento tradicional e que foi um processo muito doloroso. “Agora vendo essas novidades, tomara que continue e que melhore mesmo, porque no início a quimioterapia e radioterapia são muito sofridas”, afirma Anabel.

Feliz com o carinho e a reciprocidade dos presentes, o farmacêutico ressaltou que fazer a palestra foi enriquecedor profissionalmente e pessoalmente. “A nossa profissão só tem real valor se ela promover a mudança, a melhora ou algo de positivo na vida de alguém! Eu acho que a coisa mais positiva que a gente pode dar para as pessoas é informação, porque ela pode mudar vidas”, comenta emocionado.

Lucas finalizou sua apresentação com uma frase de impacto e superação, feita por uma paciente que venceu o câncer:

“Todas as coisas ruins do câncer vão passar. O sofrimento, o medo, os efeitos colaterais, as limitações. Mas as coisas boas que a doença causou vão ficar. A união da família, valorizar cada dia, o carinho dos amigos, todos os anjos que nos apareceram nessa jornada”.

(Débora, paciente oncológica).

A palestra foi uma realização da Clínica de Oncologia de Santa Maria e faz parte das atividades em comemoração aos 25 anos de atuação da Oncocentro. No próximo mês é a vez da enfermagem compartilhar mais conhecimentos.

Parabéns a todos os envolvidos por proporcionar interação e aprendizado ao público presente.


Esperamos que as informações transmitidas durante a palestra tenham ajudado você a entender melhor sobre o assunto. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

 [:]

Sem comentários

Postar um comentário