(55) 3221-9000

Sobre a Oncocentro

Sobre a Clínica

A Clínica de Oncologia Santa Maria – Oncentro, completou 25 anos de atuação, ajudando pacientes oncológicos, através dos tratamentos mais avançados com um atendimento de quem ama o que faz.

A Oncocentro está localizada no 11º andar da Policlínica Wilson Aita (anexo ao Hospital de Caridade de Santa Maria), na Avenida Presidente Vargas número 2355.

Nossa Equipe

A Oncocentro possui uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados e constantemente atualizados sobre o tema Oncologia. Medicina, Farmácia e Nutrição são as áreas que garantem um atendimento especializado e humanizado na luta contra o câncer.

Além disso, a clínica conta com uma equipe de apoio nas áreas administrativa, financeira, jurídica, de informática, marketing e serviços gerais, que garantem um serviço de excelência no atendimento ao paciente oncológico.

Dr. Carlos Felin

Médico formado pela UFSM em 1978. Membro da American Society Of Clinical Oncology (ASCO). Diretor Técnico da Clínica Oncocentro SM.

Image

Médico Oncologista CRM 9751

Dr. Carlos Felin

Dr Everaldo Hertz

Médico formado pela UFSM em 1992. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Médico na Clínica Oncocentro SM.

Image

Médico Oncologista CRM19769

Dr Everaldo Hertz

Lucas Baco

Farmacêutico Responsável Técnico da Oncocentro. Formado pela URI-RS e Pós-Graduando em Oncologia pela UNIFRA.

Image

Farmacêutico CRF/RS 17351

Lucas Baco

Jaqueline Flores

Enfermeira Assistente na Oncocentro. Formada em Enfermagem e Pós-Graduada em Oncologia pela UNIFRA.

Image

Enfermeira COREN 426379

Jaqueline Flores

Gabriela Sanchez

Enfermeira e Pós-Graduanda em Oncologia pela UNIFRA, com atuação focada no atendimento ao paciente oncológico.

Image

Enfermeira COREN 401307

Gabriela Sanchez

Jussara Ongaro

Psicóloga e Psico-oncologista formada pela UNIFRA 2015. Pós-Graduada em Psico-oncologia pela FCMMG.

Image

Psicóloga CRP 07/26027

Jussara Ongaro

Flávia Balreira

Nutricionista formada pela UECE em 2009. Especializando em Oncologia pela UNF. Terapeuta Integrativa pela Universidade das Américas.

Image

Nutricionista CRN2 13825

Flávia Balreira

O que Fazemos

Image
Image

Oncologia Clínica

A oncologia ou cancerologia, como também é chamada no Brasil, é a especialidade da medicina que estuda as neoplasias (tumores) benignas e malignas. É a oncologia que estuda o desenvolvimento dos tumores no organismo e determina o tipo de tratamento mais adequado para cada caso. A palavra “oncologia” tem origem nos termos gregos onkos = volume e logia = estudo​. Sabe-se atualmente que o volume (onkos) é causado pelo acúmulo de células cancerosas em determinado local do corpo. A quimioterapia, os medicamentos alvo-direcionados, as terapias endócrinas e as imunoterapias são algumas das ferramentas utilizadas pela oncologia clínica no tratamento do câncer. A oncologia conta com o auxílio de outras especialidades como cirurgia, pediatria, patologia, radiologia, psiquiatria, bem como de outros profissionais da saúde como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.

READ MORE
Image
Image

Farmácia Oncológica

A Farmácia Oncológica é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia e está registrada no Ministério do Trabalho, juntamente com outras duas áreas de atuação: a da Atenção Farmacêutica em Oncologia e a de Farmacêutico Clínico em Oncologia. É voltada aos processos de gerenciamento dos medicamentos e à preparação e manipulação de medicamentos antineoplásicos.

READ MORE
Image
Image

Enfermagem Oncológica

A equipe de enfermagem da Oncocentro está capacitada para oferecer a melhor assistência possível aos pacientes e seus familiares, de forma individualizada, a fim de estimulá-los a adotarem um comportamento pró-ativo diante das mudanças que possam ocorrer. Para isso, estamos em constante processo de aperfeiçoamento e atualização de nossos conhecimentos, realizando um atendimento com carinho e eficiência, auxiliando o paciente a atingir seu objetivo com o tratamento, que é a promoção e preservação da qualidade de vida. Nosso serviço vai desde o agendamento, acompanhamento durante e após as aplicações até o término do tratamento. E para que isso seja possível, trabalhamos em conjunto com toda a equipe (médico, nutricionista e psicóloga). Buscamos oferecer informações adequadas e claras quanto aos efeitos e cuidados que devem ser tomados durante o período da quimioterapia, ajudando assim na adaptação ao tratamento. Primamos pelo conforto, bem-estar do paciente e eficácia no tratamento.

READ MORE
Image
Image

Nutrição Oncológica

A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença. Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

READ MORE
Image
Image

Cuidados Paliativos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”. Nas fases iniciais do câncer, o tratamento geralmente é agressivo, com objetivo de cura ou remissão, e isso é compartilhado com o doente e sua família de maneira otimista. Quando a doença já se apresenta em estágio avançado ou evolui para esta condição mesmo durante o tratamento com intenção curativa, a abordagem paliativa deve entrar em cena no manejo dos sintomas de difícil controle e de alguns aspectos psicossociais associados à doença. Na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se impõe para, através de seus procedimentos, garantir qualidade de vida.

READ MORE
Image
Image

Tratamento Antineoplásico

O tratamento para o câncer é chamado de tratamento antineoplásico, pois atua na destruição de uma neo (nova) plasia (formação). A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão regulador responsável pelo registro dos medicamentos comercializados no Brasil, utiliza o termo antineoplásicos como referência aos medicamentos usados contra o câncer, divididos em vários subgrupos. O tratamento antineoplásico pode incluir, além de medicamentos como quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, terapia alvo-específica, que são sistêmicos, a cirurgia e a radioterapia, que são tratamentos locais e que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação. Quanto à finalidade, o tratamento antineoplásico pode ser: Curativo: busca-se o controle completo do tumor (cura). Adjuvante: normalmente segue a cirurgia curativa, tendo o objetivo de eliminar células malignas residuais locais ou circulantes. Estas células malignas, embora não sejam perceptíveis clinicamente, podem ser responsáveis pela volta do tumor. Neoadjuvante: é a aplicação de antineoplásicos ou radioterapia antes da cirurgia. Visa redução parcial do tumor para “facilitar” o tratamento local. Além disso, possibilita a avaliação da resposta tumoral às drogas empregadas. Paliativa: tem por finalidade melhorar a qualidade de vida e/ou aumentar a sobrevida dos pacientes, não significando que o paciente está mal ou que não possa levar suas atividades cotidianas como de costume. Hoje, a forma de ver o câncer tem se modificado, pois quando não é possível a cura absoluta, os avanços da medicina e da genética vem tornado-o uma doença crônica, como diabetes ou uma insuficiência cardíaca. Controla-se para não aumentar o tumor e espalhar-se para outras partes do corpo e o paciente segue com suas atividades.

READ MORE