Perguntas mais frequentes e precauções sobre a Quimioterapia

Perguntas mais frequentes e precauções sobre a Quimioterapia

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

O que é Quimioterapia?
A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos que destroem as células doentes e impedem seu crescimento e proliferação.

Como esse tratamento é feito?
Em geral, os medicamentos são introduzidos no organismo por via venosa. O paciente recebe, além dos quimioterápicos, outros medicamentos para reduzir seus efeitos colaterais.
Para facilitar a administração dos medicamentos o paciente poderá receber um cateter, que permanece por longos períodos, normalmente até o final do tratamento ou por determinação médica.

Quais efeitos colaterais mais frequentes?

Náuseas/Vômitos Esses efeitos podem surgir no mesmo dia da aplicação ou até no dia seguinte. Em alguns casos permanecem por mais tempo. Há diversos medicamentos que são utilizados para diminuir ou anular esses efeitos colaterais.

Aftas Alguns medicamentos podem causar o aparecimento de feridas na boca, que podem ser dolorosas. Elas podem dificultar a alimentação, mas, normalmente, duram poucos dias. Na maioria das vezes, podem ser evitadas com a higiene oral utilizando um anti-séptico (Cepacol, Listerine, Anapion, Malvona etc.) seguido por bochechos e gargarejos com água bicarbonatada (uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água). Use sempre escova de dentes macia para evitar que a gengiva fique machucada.

Queda de Cabelo Esse efeito pode não ocorrer, pode ser parcial e, às vezes, total. Depende do tipo de medicação utilizada e da sensibilidade pessoal. Quando ocorre, inicia-se nas primeiras três a quatro semanas de tratamento. Algumas vezes a queda estende-se a outros pelos do corpo. Na imensa maioria das vezes, o cabelo voltará a crescer forte após o término do tratamento. Portanto, apesar da difícil aceitação do “novo visual”, encare-o como temporário e experimente outras formas de se apresentar. Há recursos como perucas e lenços. Você pode, ainda, simplesmente aceitar o novo aspecto.

Dor A quimioterapia NÃO causa dor. Algumas medicações podem provocar uma sensação de desconforto ou queimação. Se isso ocorrer, avise a enfermeira. Essa sensação pode surgir horas mais tarde. Nesse caso, as compressas locais de gelo e a elevação do braço podem aliviá-la.

Instabilidade Emocional É comum que o paciente experimente sensações de mudanças de humor. Se isso acontecer, não se preocupe. Avise seu médico, consulte nosso corpo de psicólogos e procure apoio nos exemplos positivos e nas pessoas queridas.

Orientações Gerais – Para o dia da aplicação

Alimentação Não é necessário jejum para as aplicações, mas dê preferência aos alimentos leves no dia do tratamento;

Hidratação Tome bastante líquido, principalmente após a aplicação de quimioterapia, exceto se orientado de outra forma. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante todo o período de tratamento;

Vestuário Como as aplicações podem durar várias horas, utilize roupas confortáveis;

Outros tratamentos Informe o médico caso necessite realizar algum tratamento clínico ou odontológico em paralelo. Mantenha-o sempre informado quanto aos medicamentos em uso;

Anticoncepção Métodos contraceptivos devem ser utilizados durante todo o período de tratamento. Podem ocorrer alterações ou mesmo interrupções do ciclo menstrual, o que não implica obrigatoriamente em infertilidade;

Rotina A manutenção das atividades normais (trabalho, escola etc.) favorece a saúde global do indivíduo. O tratamento por si só não costuma implicar no abandono dessas atividades.

 

 

Fonte: INCA 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário