Objetivos da Terapia Nutricional no paciente com câncer

Objetivos da Terapia Nutricional no paciente com câncer

Os objetivos da Terapia Nutricional no paciente oncológico incluem prevenção, tratamento da desnutrição, modulação da resposta orgânica ao tratamento oncológico e controle dos efeitos adversos, conforme a Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral e Sociedade Brasileira de Nutrologia em Diretriz elaborada em 2011 sobre Terapia Nutricional na Oncologia.

A preservação e melhoria do estado nutricional têm importante efeito na qualidade de vida e no bem-estar desses pacientes, visto que, alguns efeitos adversos podem comprometer seu estado físico, imunológico e nutricional. Estudos longitudinais demonstraram que o prognóstico para pacientes com câncer com perda de peso é pior do que o de pacientes com peso estável. Embora o estágio do tumor, e a falta de resistência à terapia oncológica sejam fatores prognósticos importantes para a sobrevivência, um grande número de trabalhos mostrou que a perda de peso é um preditor significativo e frequentemente independente de diminuição da sobrevida em pacientes oncológicos. Os pacientes desnutridos têm uma resposta mais fraca à quimioterapia em relação à taxa de resposta e à sua duração, além disso, têm taxas mais altas de permanência hospitalar, aumento dos sintomas e redução da qualidade de vida.

Aos pacientes em tratamento na Oncocentro é disponibilizado uma Avaliação Subjetiva Global produzida pelo próprio paciente específico para a população oncológica. É um método de avaliação do estado nutricional a partir da combinação de fatores como perda de peso, alteração na ingestão alimentar, sintomas gastrintestinais, alterações funcionais e exame físico do paciente. E de acordo com esses parâmetros faz-se uma triagem nutricional, permitindo detectar os pacientes que necessitam de cuidados nutricionais, possibilitando uma intervenção nutricional precoce, e consequentemente melhorando a tolerância e resposta ao tratamento oncológico, assim como a qualidade de vida.

A partir daí faz-se a anamnese detalhada do paciente, investigando principalmente sua alimentação e o seu estilo de vida, para definirmos as intervenções nutricionais específicas, que incluem a orientação dos pacientes e familiares, assim como manuseio dos sintomas e intervenção nutricional adequada, com acompanhamentos periódicos. Atacar somente a consequência, o tumor, é insuficiente. É necessário que se ataque também a causa principal, que é o estilo de vida e alimentação errada ou incompatível com a saúde. As células precisam de nutrição adequada para serem saudáveis.

 

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Saiba como acessar a sua cura. Paz!

Flávia Balreira – Nutricionista CRN2  13825

Sem comentários

Postar um comentário