Nutrientes que protegem contra o câncer

Nutrientes que protegem contra o câncer

Ter uma alimentação saudável colabora com a saúde em todos os aspectos, e os nutrientes de alguns alimentos podem ir além, fazendo mais pela nossa saúde, inclusive, ajudando na prevenção de vários tipos de câncer. Nossa nutricionista, Flávia Balreira, listou alguns nutrientes importantes nessa prevenção.

VITAMINA A: Fortalece o sistema imunológico. Essencial para o metabolismo mineral e a função endócrina. Ajuda a desintoxicar.

Fontes:

  • óleo de fígado de bacalhau;
  • peixe e marisco; e fígado,
  • manteiga e gemas de animais alimentados com pastagem.

As dietas tradicionais continham dez vezes mais vitamina A do que a típica dieta americana moderna.

VITAMINA C: Um antioxidante importante que evita danos por radicais livres. Encontrado em muitas frutas e vegetais.

VITAMINA B6: Deficiências estão associadas ao câncer. Contribui para a função de mais de 100 enzimas. A maioria disponível a partir de alimentos de origem animal.

VITAMINA B12: Deficiências estão associadas ao câncer. Encontrado apenas em alimentos de origem animal.

VITAMINA B17: protege contra câncer. Encontrado em uma variedade de grãos, legumes, nozes e berries cultivados organicamente.

VITAMINA D: Requerida para absorção mineral. Fortemente protetor contra câncer de mama e de cólon. O sol em horários específicos é bastante promissor. Encontrado apenas em alimentos de origem animal, como:

  • óleo de fígado de bacalhau, banha de porco, marisco e manteiga, carnes de órgãos e gemas de ovo de animais alimentados com pastagem.

As dietas tradicionais continham dez vezes mais vitamina D do que a dieta típica americana moderna.

VITAMINA E: Funciona como antioxidante no nível celular. Encontrado em:

  • óleos não processados, bem como em gorduras animais, como manteiga e gemas.

COLESTEROL: Potente antioxidante que protege contra os radicais livres nas membranas celulares. Encontrado apenas em alimentos de origem animal.

MINERAIS: O corpo precisa de quantidades generosas de uma grande variedade de minerais para proteção contra câncer. Minerais como:

  • o zinco,
  • o magnésio e o selênio são componentes vitais das enzimas que ajudam o organismo a combater os carcinógenos.

ÁCIDO LÁTICO E BACTÉRIAS BOAS: Contribuem para a saúde do aparelho digestivo. Encontrado em:

  • alimentos e bebidas fermentadas como vegetais fermentados,
  • chucrute,
  • kimchi,
  • kefir e kvass.

GORDURAS SATURADAS: Fortalecer o sistema imunológico. Necessário para o uso adequado dos ácidos graxos essenciais. Os pulmões não podem funcionar sem gorduras saturadas. Encontrado principalmente em alimentos para animais.

ÁCIDOS GRAXOS DE CADEIA LONGA: O ácido araquidônico (AA), o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosa-hexaenóico (DHA) ajudam a combater o câncer em nível celular. Eles são encontrados principalmente em alimentos de origem animal,como:

  • manteiga,
  • carnes,
  • óleo de fígado de bacalhau e frutos do mar.

ÁCIDOS GRAXOS DE CADEIA MÉDIA: Fortalecer o sistema imunológico e facilita a comunicação intracelular. Encontrado no óleo de coco e em quantidades menores na manteiga.

CO-ENZIMA Q10: Altamente protetora contra o câncer. Encontrado apenas em alimentos de origem animal.

 

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Saiba como acessar a sua cura. Paz!

Flávia Balreira
Nutricionista CRN2  13825

Sem comentários

Postar um comentário