Recomendações importantes para o bem-estar no tratamento quimioterápico

Recomendações importantes para o bem-estar no tratamento quimioterápico

A Oncologia é a especialidade médica que estuda os tumores, que podem ser benignos ou malignos, sendo este último caso o CÂNCER. O médico oncologista é responsável por determinar o tipo de tratamento para cada paciente, de forma individualizada.

Dentre as formas de tratamento está a QUIMIOTERAPIA, forma sistêmica de tratamento, ou seja, os medicamentos são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que formam o tumor e destruindo, também, aquelas que podem ter se espalhado pelo corpo (metástase).

Segundo o Médico Oncologista, Dr. Carlos Roberto Felin, da Oncocentro, o tratamento do câncer é determinado a partir de pesquisas internacionais e é aplicado individualmente conforme a situação de cada paciente. Os cuidados que o paciente deve ter durante o tratamento quimioterápico dependem de vários fatores, como o tipo e a dose de droga utilizada; mas de uma forma geral, o paciente deve:

  • Permanecer em acompanhamento médico e de enfermagem;.
  • Ter uma alimentação saudável, preferencialmente evitando alimentos crus;
  • Evitar lugares com aglomeração de pessoas (multidão), sobretudo se forem fechados.
  • Restringir contato com pessoas com alguma doença infectocontagiosa.
  • Evitar o uso de lâminas de barbear e alicate de cutícula, a fim de prevenir machucados na pele;
  • Observar suas condições gerais e manter suas atividades profissionais e de lazer respeitando seus limites;
  • Qualquer medicação só deve ser tomada com consentimento do médico, mesmo que homeopática, natural ou alternativa.

       É importante lembrar que cada pessoa reage de forma diferente diante da descoberta do diagnóstico, das formas de tratamento e dos efeitos colaterais da quimioterapia, entretanto, com o avanço das pesquisas nesta área, os tratamentos hoje são menos agressivos, diminuindo os efeitos colaterais.

É também de suma importância para o tratamento o cuidado com a auto-estima do paciente, assim como a confiança na equipe multiprofissional que irá atendê-lo, bem como o apoio dos familiares e amigos para auxiliá-lo a enfrentar este momento difícil.

 

Fontes: 
Diário de Santa Maria
Enfª Resp. Téc. Claudia P.Souza
Coren117980 – Oncocentro


Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário