Pequenas atitudes que ajudam na prevenção do câncer

Pequenas atitudes que ajudam na prevenção do câncer

Dicas para se proteger do Câncer

1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Prefira alimentos frescos aos em conserva. A obesidade é responsável por cerca de 1/3 dos cânceres.
3. Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
4. Além disso, incorpore a prática de exercícios físicos à sua rotina diária – andar, subir escadas, fazer caminhadas.
5. A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deverá submeter-se a sua primeira mamografia que será usada para comparações com os futuros exames.
6. A mulher a partir dos 20 anos deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolaou).
7. O homem deverá fazer um auto-exame dos testículos todo mês e fazer avaliação da próstata a partir dos 40 anos.
8. Não tome sol das 10 horas às 16 horas e evite exposição prolongada ao mesmo. Utilize protetor solar.
9. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele.
10. Faça avaliação médica anual e participe de programa de oncologia preventiva.

Câncer: a informação pode salvar vidas

Sete dicas que podem evitar o câncer (Inca)

 

1) Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer. Ao deixar de fumar você estará impedindo que 4.700 substâncias tóxicas sejam inaladas por fumantes e não fumantes e ainda estará ajudando a não poluir o ambiente.
2) Tenha uma alimentação saudável: Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leite e derivados desnatados. Coma menos carne e evite frituras e alimentos gordurosos, salgados. Prefira alimentos frescos aos em conserva.
3) Mexa-se! Faça 30 minutos de atividade física (leve ou moderada)por dia. Mude sua rotina: substitua o elevador pelas escadas, leve o cachorro para passear, cuide do jardim, varra a casa, dance ou vá caminhar com um amigo
4) Faça os exames preventivos. Mulheres a partir dos 20 anos devem fazer o exame preventivo do colo do útero (Papanicolaou) anualmente. O auto-exame de mamas deve ser feito todo o mês. Após os 40 anos devem fazer o exame clínico de mamas e após os 50 anos devem realizar ainda a mamografia a cada dois anos. Os homens devem fazer um auto-exame dos testículos todo mês e fazer avaliação da próstata a partir dos 40 anos.
5) Não tome sol das 10:00H às 16:00H e evite exposição prolongada ao mesmo. Utilize sempre proteção solar como chapéu e protetor solar.
6) Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua)e o auto-exame de boca. Consulte o dentista regularmente
7) Evite ou diminua a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia e as mulheres devem limita-se a apenas uma dose. Isso equivale a um copo de cerveja ou uma taça de vinho.

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário