Nova indicação de Pembrolizumabe para tratamento do câncer de esôfago

Nova indicação de Pembrolizumabe para tratamento do câncer de esôfago

Anvisa aprova nova indicação de Pembrolizumabe para tratamento do câncer de esôfago

No dia 14 de setembro de 2020 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a aprovação de pembrolizumabe para o tratamento de pacientes com câncer de esôfago avançado com expressão de PDL-1 pela pontuação positiva combinada (PPC) ≥ 10 após progressão a uma ou mais linhas de tratamento sistêmico.

Essa aprovação foi baseada no estudo de fase II KEYNOTE-180, que tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança de pembrolizumabe para pacientes com carcinoma epidermóide de esôfago avançado (CCEE) ou adenocarcinoma metastático avançado de esôfago e junção gastroesofágica que progrediu após 2 ou mais linhas de terapia sistêmica.

Neste estudo de fase 2, aberto, intervencionista, de braço único, KEYNOTE-180, foram avaliados 121 pacientes com câncer de esôfago avançado ou metastático previamente expostos a ≥ 2 linhas de tratamento sistêmico.

Conclusões e relevância do estudo: 

Onde as opções de tratamento eficazes são uma necessidade não atendida, o pembrolizumabe forneceu atividade antitumoral durável com segurança administrável em pacientes com câncer de esôfago fortemente pré-tratado. Estudos de fase 3 avaliando pembrolizumabe versus terapia padrão para pacientes com câncer de esôfago progredindo após terapia de primeira linha ou em combinação com quimioterapia como terapia de primeira linha para pacientes com câncer de esôfago não ressecável ou metastático localmente avançado estão em andamento.

Previamente, o uso de pembrolizumabe era aprovado pela ANVISA apenas para o tratamento de segunda linha do câncer de esôfago avançado.

 


Leia também: Nova aprovação de Imunoterapia


Veja o estudo na íntegra: Eficácia e segurança de pembrolizumabe para pacientes fortemente pré-tratados com adenocarcinoma metastático avançado ou carcinoma de células escamosas do esôfago: o estudo de Fase 2 KEYNOTE-180


Fonte: Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida  (Via MOC)

 

 

 

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

Sem comentários

Postar um comentário