??????çõ?? ???????? ?? Câncer de Mama

??????çõ?? ???????? ?? Câncer de Mama

??????çõ?? ???????? ?? Câncer de Mama

A #quimioterapia, principalmente os #taxanos, assim como os inibidores dos receptores do fator de crescimento epidérmico (#EGFR), da classe das terapias-alvo, podem causar alterações nas #unhas.

 

Elas podem ficar escurecidas (#hiperpigmentação), doloridas, enfraquecidas, quebrar-se facilmente, tecer um processo de #inflamação da pele em torno da unha, ao que se denomina #paroníquia, que se inicia geralmente em decorrência da perda da cutícula. A unha também pode se descolar do leito ungueal (#onicólise), o que aumenta o risco de infecção; portanto o médico deve ser informado.

Os efeitos colaterais cutâneos, além de muito frequentes, interferem de forma importante na qualidade de #vida dos pacientes. Não existem tratamentos totalmente eficazes, mas algumas #orientações podem diminuir os #sintomas e prevenir #recidivas em novas sessões de quimioterapia.

Essas alterações costumam surgir após os primeiros ciclos de #quimioterapia e geralmente melhoram após o término do tratamento.

??????????:

⠀⠀⠀⠀⠀
Tanto a identificação quanto o manejo dessa condição exige atenção de toda a equipe para adotar as condutas necessárias, conforme disse no card é um trabalho para a equipe multiprofissional, onde cada um contribuirá com as demandas do paciente dentro das suas atribuições, podendo envolver: médico(a), enfermeiro(a), farmacêutico(a) e todos os demais profissionais que se fizerem necessários.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Manejo de eventos adversos em pacientes com câncer de mama / Iracema Morais da Silva Coelho. – 1. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2018. Páginas 16 e 17.⠀⠀⠀
– Efeitos colaterais cutâneos de quimioterapia com taxanos. O ponto de vista do dermatologista. An Bras Dermatol. 2011;86(4):755-8

 

Leia também: Anticorpos Monoclonais na Oncologia


 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Lucas Baco – Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro 
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduado em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya

Sem comentários

Postar um comentário