Entendendo a Psico-oncologia

Entendendo a Psico-oncologia

A psico-oncologia é uma área entre a psicologia e a oncologia, vem atender à ampla gama de aspectos psicossociais que envolvem o paciente com câncer. Estuda ainda, o impacto desse diagnóstico no psiquismo do paciente e em toda sua família. Sua abrangência vai da pesquisa ao estudo de variáveis psicológicas e sociais, relevantes para a compreensão da incidência, da recuperação e do tempo de sobrevida após o diagnóstico do câncer.

Quais os objetivos da psico-oncologia?

O principal objetivo é oferecer ao doente, à família e a toda a equipe de saúde envolvida no tratamento, apoio emocional que lhes permita enfrentar a doença, melhorando a qualidade de vida em todos os estágios, desde a prevenção, o diagnóstico, o tratamento até a cura e ou os cuidados paliativos. Por meio do suporte psicológico, o enfrentamento da doença pode ser mais tranquilo, uma vez que será possível falar abertamente sobre todas as aflições que acometem o paciente e sua família.

O emocional pode influenciar o câncer?

Evidências mostram que os sentimentos podem ser um fator importante no desenvolvimento da doença. O estresse pode acarretar efeitos imunodepressores e potencialmente relevantes para a gênese das neoplasias malignas (câncer). Portanto, o mais importante é como lidamos com os eventos adversos da vida, pois isso determina nosso estado emocional, assim como pensamentos e sentimentos, agindo na manutenção ou não de fontes internas de estresse.

O emocional pode ajudar no tratamento do câncer?

Sim. Estudos recentes apontam evidencias de que a resposta psicológica do paciente frente ao câncer constitui uma variável significativa sobre os resultados do tratamento.

Como a psicologia pode ajudar o paciente?

A psicologia atua como ferramenta indispensável no processo de enfrentamento da doença, especialmente nos momentos mais estressantes, como recebimento do diagnóstico, submissão a procedimentos invasivos, comunicação da recidiva e a conscientização dos estados de terminalidade. Além disso, busca incentivar a participação ativa do paciente no seu tratamento, estimular ações que melhorem a qualidade de vida e trabalhar a comunicação entre o paciente a família e a equipe medica.

É normal ter angustia ou depressão durante o tratamento?

Sim, a instabilidade emocional é frequentemente afetada uma vez que o tratamento do câncer é um desafio. Em cada estágio do tratamento há novas descobertas e decisões a serem tomadas. O paciente pode então, sentir-se ameaçado, sem controle sobre sua vida, angustiado, deprimido ou paralisado.

Quando o atendimento psicológico é indicado?

A psicoterapia é um espaço de escuta adequado no qual a pessoa pode expressar o que pensa e sente, melhorando sua qualidade de vida. Sentir-se acompanhado neste processo ajuda a minimizar os temores da doença.

O tratamento é indicado nas seguintes situações:

  • Demanda espontânea do paciente;
  • Diagnóstico recente;
  • Dificuldade de aceitação do tratamento;
  • Labilidade emocional com choro excessivo e angústia;
  • Perda de controle emocional durante a administração da medicação;
  • Manifestação de medo e dificuldade de enfrentamento;
  • Conflitos familiares;
  • Familiares com pacientes em eminência de morte e/ou incluídos nos cuidados paliativos.

 

Fonte: Jussara Dal Ongora – Psicóloga 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Jussara Dal Ongaro
Psicóloga Oncocentro

Tags:
2 Comentários
  • Psicóloga Karla Maranhão
    Postado as 18:22h, 19 junho Responder

    Olá Jussara, boa noite, tudo bem?
    Também sou psicóloga, neste caso, recém formada, meu TCC foi sobre mulheres mastectomizadas e o sofrimento psíquico justamente pensando nessa prática clínica, só que estou tendo dificuldades de encontrar cursos de especialização em psico-oncologia e este é um dos motivos do meu contato, primeiramente parabenizar por seu trabalho lindo, realmente deve ser um desafio, mas ao mesmo tempo muito lindo saber que podemos fazer algo a estas pessoas que sofrem tanto frente a um diagnostico tão devastador inicialmente. Passei por todos estes processos, pois tive um diagnóstico de câncer de mama em 2018 e estou aqui pra contar essa história, e mais, com uma vontade enorme de ajudar pessoas que passam pelas mesmas coisas que passei.
    Voce teria algum material pra me indicar, algum curso de especialização, ou caminhos que eu possa percorrer e me aprofundar na Psico-oncologia?
    Bem, é isso, gratidão, fico no aguardo ansiosa por sua resposta.

    Abç.

    Karla Maranhão.

    • oncocentro
      Postado as 09:57h, 20 junho Responder

      Olá, Karla, agradecemos seu contato. Irei encaminhar seu e-mail para a psicóloga Jussara entrar em contato com vc.

      Atenciosamente, MKT ONCOCENTRO SM.

Postar um comentário