Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

O QUE É?

Em primeiro lugar, é importante saber que a próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga; ela envolve a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Já o câncer de próstata, que representa alterações na estrutura celular deste órgão, é uma doença de evolução silenciosa, com poucos e raros sintomas.

DETECÇÃO PRECOCE, COMO FAZER?

Acima dos 50 anos, pode ser feito o exame de toque retal e a dosagem de PSA: destas formas se identifica um possível câncer de próstata, mesmo sem sintomas. No entanto, a apresentação de resultados alterados em apensa um destes exames não será definitiva na indicação de um câncer de próstata, assim como o resultado negativo também não garante a ausência da doença. É muito importante a realização dos dois exames, que são complementares, pois cerca de 20% dos homens com câncer de próstata apresentam PSA normal e, dependendo da região da próstata, o tumor pode não ser palpável pelo toque. O diagnóstico de câncer pode ser confirmado através da biópsia da próstata, que deve ser realizada sempre que houver anormalidade no toque retal ou na dosagem do PSA.

SINTOMAS

Em sua fase inicial o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam sintomas, ou quando apresentam são semelhantes ao do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada pode provocar dor óssea e sintomas urinários mais acentuados.

FATORES DE RISCO

  • IDADE: a idade é um marcador de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos;
  • HISTÓRICO FAMILIAR: a história familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco em 3 a 10 vezes em relação em geral, podendo refletir tanto características herdadas quanto estilos de vida compartilhados entre membros da família.
  • ALIMENTAÇÃO: a influência de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e pobre em gordura, principalmente animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, assim como de outras doenças crônicas.

CUIDADOS EXTRAS PARA A PREVENÇÃO

O consumo de frutas, vegetais ricos em carotenoides (como o tomate e a cenoura), leguminosas (feijão, ervilha e soja), e componentes naturais dos alimentos como as vitaminas (A, D, E) e minerais (selênio) tem desempenhado um efeito protetor. Portanto, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regular, não fumar e visitar um médico especialista na prevenção do câncer de próstata.

 

FONTE: INCA (Instituto do Câncer) 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. 

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Sem comentários

Postar um comentário