Colorretal

Colorretal

Câncer de Cólon e reto ou Colorretal / Câncer de intestino

Prevenção e exames anuais fazem muita diferença.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer ou de cólon ou colorretal, mundialmente falando, representa a terceira causa mais comum de câncer em ambos os sexos, os padrões geográficos são bem similares entre homens e mulheres, porém o câncer de reto é cerca de 20% a 50% maior em homens na maioria das populações.

O que é?

O câncer de cólon ou colorretal engloba os tumores malignos de um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). Quando detectado precocemente, na maioria dos casos tem cura. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Como edificá-lo?

Dois exames são recomendados: pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Pessoas com mais de 50 anos devem fazer o exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes anualmente e, caso dê positivo, há a necessidade de uma colonoscopia.

Quais os principais sintomas?

Anemia de origem indeterminada e suspeita de perda crônica de sangue no exame de sangue, em pessoas com mais de 50 anos, alertam para a necessidade de se fazer uma endoscopia gastrintestinal superior e inferior. Mudanças no hábito intestinal, desconforto abdominal, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação também são sintomas importantes. Além disso, pode ocorrer perda de peso, cansaço, fezes pastosas de cor escura, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar.

Quais seriam os fatores de alto risco?

Mais de 50 anos de idades, história familiar de câncer colorretal, história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), baixo consumo de cálcio, obesidade e sedentarismo, E, ainda, a presença de doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn e também doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC).

Cuidados extras para a prevenção.

Uma maneira seria a detecção e a remoção de possíveis pólipos que surgissem, antes de eles se tornarem malignos. Além disso, manter uma dieta rica em vegetais e laticínios e pobre em gordura saturada, fazer atividade física regular e evitar o consumo exagerado de carne vermelha.

 


Leia também: CÂNCER METASTÁTICO TEM CURA?


 

 

 

FONTE: INCA

  • Estimativa de novos casos:990, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres (2020 – INCA).
  • Número de mortes:603; sendo 9.608 homens e 9.995 mulheres (2018 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).

 

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Esperamos que estas informações tenham ajudado você a entender melhor o câncer de pulmão.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

Sem comentários

Postar um comentário