Nova aprovação da Anvisa

Nova aprovação da Anvisa

Novo inibidor da PARP aprovado para o tratamento do câncer de ovário no Brasil

No dia 08 de março de 2021 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o inibidor da PARP niraparibe para o tratamento de manutenção de pacientes portadoras de câncer de ovário avançado em dois diferentes cenários clínicos.

Essa aprovação foi baseada em dois estudos

  • Os dados do estudo PRIMA foram utilizados na aprovação do tratamento na doença estádio III irressecável ou com presença de tumor residual após abordagem cirúrgica, assim como na doença estádio IV.
  • Os dados do estudo NOVA embasaram a aprovação do tratamento na doença recidivada sensível a platina.

 

O estudo PRIMA randomizou 733 pacientes para receberem niraparibe ou placebo como terapia de manutenção após apresentarem resposta (parcial ou completa) ao tratamento com seis a nove ciclos de quimioterapia baseada em platina. Cerca de um terço da população incluída no estudo apresentava doença estádio IV e pouco mais de dois terços apresentaram resposta completa ao tratamento quimioterápico.


Leia o estudo na íntegra: PRIMA 


O benefício em sobrevida livre de progressão em favor de niraparibe também foi apresentado independente da presença de mutação do BRCA. A taxa de eventos adversos de graus ≥ 3 foi 70,5% com niraparibe, destacando-se anemia, náuseas, trombocitopenia, constipação, fadiga e plaquetopenia como os eventos mais frequentes.


Leia os estudo na íntegra: NOVA


O estudo NOVA avaliou niraparibe ou placebo como terapia de manutenção em 553 pacientes com câncer de ovário recidivado sensível a platina em duas coortes separadas de acordo com a presença ou ausência de mutação germinativa de BRCA. No caso de ausência de mutação germinativa de BRCA, as pacientes da coorte ainda foram avaliadas quanto a deficiência de recombinação homóloga.

 

Fonte: Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida- via- MOC

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a se manter informado assuntos importantes na vida do paciente oncológico. Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro Santa Maria

Sem comentários

Postar um comentário