20 out A importância da mamografia
A importância da mamografia
A mamografia é um exame realizado através da radiografia das mamas e tem a função de revelar suspeitas de câncer de mama, mesmo nos casos sem sintomas evidentes.
Esse exame clínico é extremamente útil para fins de diagnóstico precoce, ou no tratamento rápido e menos violento. Embora possa ser solicitada em qualquer idade a critério médico, ela é ainda mais indispensável para as mulheres a partir de 50 anos pois, acima dessa idade, elas já estão dentro do grupo de risco.
A mamografia é apenas uma das possibilidades de exames de imagem que podem investigar o câncer, no entanto, sua realização anual é fundamental para mulheres da faixa etária de risco.
Sendo realizada como uma forma de investigação e estratégia de prevenção, ela é tão necessária quanto o autoexame!
Detecção do Câncer de Mama
A orientação atual, segundo o INCA, é que a mulher faça a observação e a auto palpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal:
- Durante o banho;
- Na troca de roupa;
- Outra situação do cotidiano.
Isso porque, muitas mulheres com câncer de mama, descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias.
A mamografia diagnóstica, com finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico.
A mulher que tem risco elevado de câncer de mama (com histórico familiar) deve conversar com o médico para avaliar a particularidade de seu caso e definir a conduta a seguir.
É de extrema importância estar atenta a qualquer alteração suspeita na mama. Quando detectado em fases iniciais, as chances de tratamento e cura são maiores. #OutubroRosa
Conte conosco para qualquer ocasião!
Leia também: Psico-Oncologia
Há décadas, a Oncocentro está sempre do seu lado para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
José Bonifácio, 2355, sala 1101 da Policlínica do HCAA
Santa Maria /RS
[email protected]
(55) 3221-9000
Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.
Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.
Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.
Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.
Sem comentários